img-edificio-gableWilliam Clark Gable, nascido em 01 Fev 1901, foi um famoso ator do cinema americano e, por mais de trinta anos, considerado um dos maiores astros de Hollywood. Ficou famoso no mundo pela sua interpretação do heroi romântico Rhett Buttler no filme E o Vento Levou… (1939).

Gable desempenhou pequenos papéis em filmes mudos no início de 1924. Levado por sua primeira esposa, Josephine Dillon, uma atriz da época, fez seu primeiro papel importante na Broadway, na peça Machinal. Com o advento dos filmes sonoros, retornou a Hollywood em 1930, iniciando uma série de filmes de gangsters bem sucedida. Contratado pelos estúdios da Metro Goldwin-Mayer de 1931 a 1954, foi mudando lentamente o seu perfil para o de mocinho dos filmes românticos que lhe valeram a fama.

Durante o período de 1930 a 1940 trabalhou com os artistas mais famosos da época, entre os quais se incluem, Jean Harlow e Spencer Tracy. Contracenando com este último, nos filmes San Francisco e Boom Town conquistou definitivamente a personificação do ideal da masculinidade americana. Ganhou o prêmio da Academia pelo seu desempenho no filme It Happened One Night e obteve mais duas indicações pelos seus trabalhos em Mutiny on the Bounty e em E o Vento Levou…

Depois da morte de sua terceira esposa, a atriz Carole Lombard, Gable alistou-se na Aeronáutica do Exército americano durante a Segunda Guerra Mundial, tendo ganho a medalha aeronáutica e atingido o posto de major. Fez ainda diversos filmes entre 1940 e 1950. Seu último papel em The Mistfits, caracterizando um velho cowboy, foi completado duas semanas antes da sua morte em 16 Nov 1961.